.

.

woensdag 2 april 2014

Números e que está por trás dele.

Em abril, a grama é tão alto.

Hendrik: "Há alguns anos atrás eu comecei a fazer compostagem ... com tudo o que tinha disponível naquele momento, não tinha um pingo de composto utilizável, então eu usei o nosso pequeno resíduos de cozinha, além de todo o material natural que pode razoavelmente ser compostados. Molhado ou seco, duro ou mole, isso não era importante. Por tentativa e erro, agora temos passado dois 'estações de compostagem' e agora eu sei o que fazer e sei o que quero. E não menos importante, ao longo do caminho, eu tornou-se consciente da enorme riqueza em que vivemos. E não me interpretem mal, essa riqueza não tem nada a ver com dinheiro. Que quero dizer com isto é que nós temos a liberdade e os recursos para fazer o que é bom para nós.

Com a composto que fiz, Stella criou uma horta próspera, apesar de seu câncer de células claras (bastante desagradável e recém-descoberto). Ela foi operada duas vezes, na última primavera e no verão e ela levou o ano inteiro para se recuperar. E agora ela já está ativo com mais espírito e alegria, abraçar a vida. Beneficiando-la como uma vitória. A assistência médica aqui em Portugal parece ser uma grande ajuda. E nós somos gratos de que o estado oferece boa assistência médica para todos. Você sabe como isso é importante quando você é confrontado com uma doença aguda que necessita de operação, como ela era.

Isso eu posso fazer este trabalho, apesar de meus velhos ossos. E isso Stella encontrou a força, para continuar com as coisas simples para fazer na vida, apesar de sua doença. Tudo isso junto eu chamo de riqueza."

Plantação de feijão pré germinadas.

É por isso que achamos tão importante dizer que uma pastagens aparentemente pobres não precisa causar pobreza. Você só precisa saber como você pode fazer alguma coisa com isso ... como fazer o composto de algumas gramíneas e ervas e um pouco de esterco de um animal vegetariano. Adicionar algumas sementes, um pouco de água e ... voilà ... de alimentos.

Medição é o conhecimento. Conhecimento é poder.

Hendrik: "No ano passado eu já cortada cerca de 600 m2. das pastagens. Cerca de 500 m2. na beira do rio e os outros 100 m2. na colina ao redor da casa. A mais na forma de feno e grama. Eu desfiado as gramíneas e fez pequenas pacotes de feno.

O recipiente, no qual eu faço os pacotes de feno, tem um diâmetro médio de 40 cm. e uma altura de 30 cm. Estimo o conteúdo em 35 litros. Se estampado bom para baixo o feno, um pacote permanece de cerca de 10 a 12 litros (um terço do recipiente).

Com a colheita de 600 m2. pastagens já encheu 13 sacos grandes (big bags) com materiais (gramíneas, feno e relativamente poucos cozinha e resíduos de jardim). Um big bag pode ser cheio com, pelo menos, 100 pacotes de feno (preparado com o fluido do miocárdio). O teor médio de um big bag eu estimo em 900 litros. Eu acho que ele não consegue conter um m3. Isto significa que têm de compostagem de 13 x 900 litros de material, é igual a 11.700 litros. Isso concluo a 12.000 litros.

Assim, 600 m2 pastagens já entregou 12 mil litros material a ser compostado...
Ou 1 m2. pastagens traz 20 litros de feno enxertada.

Em indo o processo de compostagem o volume diminui. Mais ou menos, completamente, dependendo da natureza do material, lenhosa e dura, ou molhada e pegajosa. Principalmente eu ver que uma média de 50% de composto permanece. Então, a partir do material 12000 litros, cerca de 6000 litros de adubo foi deixado.

Então 600 m2. pastagens entrega em 6000 litros de composto...
Assim 1 m2. de pastagens procede 10 litros de composto.

Este é um número redondo tão agradável, que eu mesmo mal posso acreditar. Mas eu assisti-lo mais e mais e sempre eu venho a este número. O que é importante é que ele é baseado numa cultura de crescimento denso. E também elevado. O feno foi de até 80 cm. alta quando eu ceifadas-lo. 10 litros por m2. é um bom número de guia certamente. Por exemplo, para calcular o que renderia mais ... criação de gado, ou fazer composto para a subsistência.

2014 Março.

O que não está incluído nesta cálculo, são os custos de mão de obra e as coisas que você tem que investir. Para mim, custou algum problema roçada, para levar os materiais até o morro, armazená-lo, processá-lo. Se todos esses custos seriam calculados, então eu não sei se, no cômputo geral, vale a pena compostagem gramíneas. Depende de como você calcular e onde a ênfase reside. Será que ela se deitar com o trabalho, ou a mecanização e é o quantum de receitas em relação ao retorno financeiro? Para mim, no entanto, foi (e é) vale a pena. Eu experimentar muita diversão a fazê-lo. E o que eu deveria fazer, a fim de permanecer em condições? Vá andando, talvez? Então eu posso muito bem ter um pouco de feno comigo..."

Composto.

Um teste anterior mostrou-nos o quanto feno água pode conter. Como se segue:

Hendrik: "Um pacote de feno que eu faço em um recipiente pequeno, tem um volume médio de 10 litros e pesa 850 gramas. Este pacote I imergir durante 24 horas em fluido de enxertia e, após 48 horas de secagem, o pacote pesa 2425 gramas. Ele pode armazenar 189% de umidade.

O mesmo acontece com os 12 pacotes de feno, como um todo. Estes pacotes seco pesa 11,200 gramas. Após 24 horas de enxerto, e 48 horas de drenagem, juntos pesam 38 mil gramas. Os 12 pacotes pode conter 240% de umidade.

Então eu me perguntei o quanto composto pode conter água. Depois de algumas idas e vindas, vou contar com uma média de 50%. Baseio esta no seguinte cálculo:

Eu retire o composto fresco do big bag e encher um balde de 15 litros. O conteúdo do balde pesa: 13900 gramas. Este composto eu deixe secar por um mês. Peso: 6300 gramas. A diferença é 7600 gramas, é igual a 221%. Conclusão: O composto pode conter mais do que duas vezes o seu próprio peso de água. Mas foi com a nota de rodapé que o composto ainda não estava completamente seca após um mês.



Para compostagem prefiro materiais secos. Assim, em vez de feno de gramíneas frescas. Porque que eu tenho certeza que a umidade do material inclui fluido de enxertia e não a umidade que está naturalmente presente na planta. Então, quando eu falo sobre a umidade do material, eu quero dizer a umidade eficaz, cheia de vida bacteriana, necessário para a compostagem. Para começar.

Este é seguido por um processo, os quais devem produzir composto após 3 meses. Mas o que eu tirei do big bag depois de 3 meses, neste inverno, eu achei um pouco dececionante. Eu culpo o tempo frio. Mas não como uma desculpa. Porque não havia mais do que isso.

O feno que usamos para o nosso compostagem inclui gramíneas que podem ter uma relação CN menor do que o necessário, como 19/1. Por exemplo palha. Estas gramas precisa para digerir um tempo mais longo. Porque, o mais proteína (nitrato) está presente no material, mais rápida é a digestão ocorre.



Na maioria dos casos, o material parecia estar pronto depois de 3 meses, mas não todo o caminho para o osso. Não é o que você gostaria de ver que o composto parece ... Que bela terra negra em suas mãos, que faz uma bela foto. Para chegar até aqui você precisa de mais tempo.

As bactérias continuam a 5 graus Celsius acima do zero. Eles são apenas um pouco mais lento do que em temperaturas mais altas. A pilha de compostagem ainda é bem ativa entre 15 e 20 graus Celsius. Essa pilha sente frio, mas ainda está ativo. Se queremos deixá-la intocada por alguns meses ainda seria digerir corretamente. Então, precisamos de paciência.

O que se pode fazer também, é o ré-empilhando de composto com esterco fresco, para posterior aquecimento. Se você tem estrume. Nós não temos. Portanto, não podemos olhar para isso mais de perto. Mas sabemos de experiências no passado, que o estrume pode ser uma grande ajuda com a compostagem de culturas de grama. E é absolutamente necessário para a compostagem de palha. Então se você tem estrume, então esta é uma necessidade absoluta, a fim de acelerar o processo."

Belas folhas gigantes de beterraba e delicioso, se você comer espinafre.
Corte-o e ele cresce de novo. Muitas vezes, enquanto o solo pode entregar.

Nós regularmente colocaram composto fresco no fundo dos vasos no qual se planta. Em que nós colocamos um bom composto friável no topo. As plantas em sua maioria também erradicar a camada inferior no vaso. Após a colheita, o conteúdo da panela é peneirado. Desta forma, obtém-se novamente um bom composto friável, que podemos usar para o próximo ciclo. O composto fresco no fundo e velho no topo. Numa proporção de 1 fresco para 3 de idade. Porque composto fresco também irá extrair nitrogénio do seu ambiente para posterior digestão. Quando as raízes atingiram a camada de fundo do vaso já são suficientemente fortes, de modo que eles podem lidar bem este processo. Talvez seja o contrário. Elas parecem ajudar na digestão do composto.



Aqui vemos um teste com alface. Quatro vasos com alface (amarelo rotulado) enchemos com composto peneirado fresco. Os outros vasos nós cheios de composto peneirado fresco na parte inferior. Em há algum composto velho misturado com um pouco de pó de rocha (a partir de rocha como de ser encontrada na nossa terra). Na proporção de 1 fresco para 3 de idade.

A alface nos quatro vasos com encontro composto fresco clara desvantagem em crescimento, como a compostagem está a tomar nitratos para o benefício de sua própria digestão. Esta alface é de cor mais escura ou, o que mostra que não está presente nitrato suficiente, mas isso não leva ao crescimento das plantas no entanto.



Com este experimento, descobriram que uma combinação de minerais (ou pó de pedra), juntamente com composto bem amadurecido, é um meio de crescimento bom. Uma colher de pó de pedra em cerca de 10 litros de composto era suficiente.


Esta pedra é suave o suficiente para perfurar. Pedra calcária é macio e tem um pH de 7. Todos os tipos mais difíceis de pedra são mais ácidos. Mas um pH mais baixo realmente não importa se devemos acreditar na microbiologia Elaine Ingham: "A planta controla o seu próprio pH, em torno de suas raízes".

Novas descobertas, 2017:

Ao longo dos anos, estamos usando mais e mais solo (poeira de pedra), no jardim e nas vasos também. Uma vez que tivemos uma boa idéia do que Elaine Ingham quis dizer com o "estoque mineral no solo", entendemos que o solo, de fato, é mineral. Ela diz com razão: "Se você não tem suas rochas mais, você precisa se preocupar. As rochas contêm seu estoque mineral".

Aqui em Portugal primeiro aprendemos sobre a terra rochosa. O delta holandês, de fato, só conhece o solo aluvial. Uma camada de argila do mar, ou argila do rio em uma camada de areia. Ou apenas (escavada) turfa na areia. Em torno das aldeias, ainda encontramos as muitas parcelas cultivadas, onde, em anos consecutivos, o estrume animal foi trazido. Então... para nós o solo sempre foi algo que precisava de fertilização. Não tanto o composto, mas o bom estrume animal, porque a turfa 'não representa nada' e a areia 'não representa o suficiente'. E na verdade, a areia contém muito quartzo, o que é muito difícil de digerir para ser realmente útil. A argila aluvial muitas vezes é muito compacta e sempre precisará de matéria orgânica extra...
Então, sempre ocupamos o estrume e o composto. Mas agora, aqui em Portugal, temos poeira de pedra, poeira estelar !

***


?... Meditando ... :)

*


Stella.



Google traduzido do Inglês e corrigido, na medida do meu conhecimento passa. 


 

Geen opmerkingen: