.

.

donderdag 13 februari 2014

Compostagem gramíneas. Como faço isso.


Nós usamos estrume de vacas ou ovelhas como o iniciador de compostagem. Cada estrume de um 'comedor de capim - vegetariano' pode servir. O estrume deve ser processado antes de poder ser utilizado como arranque. Para começar, adicionamos água. Em seguida, também lixiviado vindo do processo de compostagem. Mas nós adicionamos isso mais tarde. Quando já estamos um pouco em andamento no processo. O que ganhamos então é 'fluido de enxerto'.

Hendrik sobre a compostagem de gramíneas:

Fazer o 'líquido de enxerto'

'"A fim de permitir que o estrume para ser gerenciável, para torná-lo fino, seja líquido, eu colocá-lo em um pequeno recipiente e umedecê-la em etapas. Submergindo de uma vez, não funciona. O estrume deve absorver a água gradualmente. Quando ela está totalmente engordada, ela se desfaz. Em seguida, ele entra em um segundo recipiente para armazenar, para mantê-lo molhado.
Então peneirá-la, para esmagá-lo. Eu faço isso ao longo de um terceiro recipiente, que eu uso para o fluido de enxerto final. Já existe água e também mais tarde a lixiviada do processo posterior. Uma pá de esterco é suficiente para cerca de 4 vezes o enxerto. Então eu não preciso de muito.
Para mim, o valor fertilizante do estrume não é tão importante. O valor do N.P.K. no estrume é insignificante neste caso. As bactérias que o esterco contém são importantes para mim; o nível de pH: (Um pH de 7 é um indicador). A intenção é que as bactérias tenham a oportunidade de fazer o seu trabalho ”.


Fazendo fluido de enxerto
Colocar fluido de enxerto no barril de imersão.
O fluido de enxerto também contém lixiviado. Isso vem do processo de compostagem. No começo você ainda não tem nenhum, mas tudo bem. Mais tarde você pode usá-lo e reutilizá-lo.

Hendrik: ''Eu gosto de reutilizar o lixiviado. Tudo que você joga fora você perde. E o lixiviado é otimamente útil. Então eu já produzi uma linhagem bacteriana em casa. Algumas vezes eu também misturo algum composto restante. Isso eu faço para estimular a vida bacteriana".

Nossa água vem de um furo. É um pouco ferruginoso, o que não é um problema em si. Gloor contendo água seria um problema maior. Você tem que ter cuidado. Porque gloor destrói o desenvolvimento de bactérias.


Fazer pacotes e submergir

"O feno colhido é rígido, duro e cheio de espinhas. As plantas têm uma camada de cera para sua proteção. Antes de colocar no barril de imersão, quero machucar bem o feno para atacar a camada de cera. Eu faço pequenos pacotes do feno, pisando-o em um pequeno recipiente e depois quebrando-o o suficiente. Com esses pacotes eu encho o barril do imersão. Mais tarde, também posso extraí-los facilmente quando estão imersos.

Há muito que busco um bom método para dar a essas culturas um bom começo de compostagem. E agora, no que me diz respeito, encontrei o único bom começo da compostagem de gramíneas."


No início, devemos adicionar humidade suficiente (com bactérias) ao processo. Para um início rápido do aquecimento, um teor de humidade aderente de 30% é ótimo, dizem os livros. (Embora não tivéssemos problemas com muito mais humidade no material enxertado). Aqui, portanto, queremos dizer a humidade que foi adicionada, e não a humidade natural da planta. É por isso que secamos primeiro as gramíneas húmidas (e resíduos de cozinha e de jardim também) antes de começar a compostagem. Fazemos isso porque queremos ter humidade com a bactéria certa no material. A humidade da planta é muito limpa para isso, e também estéril. Queremos ver a ação... um começo do aquecimento rápido. E isso é mais bem feito com materiais secos. Estes são mais suscetíveis a influências externas.

Desembalar o barril do imersão
"Encho o barril de imersão até metade com enxerto. (Assim, metade com esterco de vaca pré-tratado em água e chorume.) Se houver pouco líquido de enxerto, simplesmente encho com água da chuva ou da bomba. Nisto mergulho o feno, pressiono-o firmemente sob o nível da água. E mantenho-o lá com um peso. A pressão ascendente do feno é enorme. Eu preciso do meu peso total para pressioná-lo abaixo do nível da água.
Então fico de pé no barril simplesmente. Isso muitas vezes leva a situações hilariantes. (Quando fiquei tonto, não era mais divertido, e desde então eu tenho colocado uma pá no balde para orientação e apoio ... Você nunca precisa desistir... :) Então eu uso um peso de pelo menos 50 quilos para manter o feno embaixo. Deve permanecer lá por pelo menos 24 horas. Não há necessidade de muito mais tempo; já se encheu com o líquido de enxerto (humidade penetrada)."


Imprensar
Gotejamento

"Quando eu tiro os pacotes de feno do barril de imersão, eles estão embebidos. Muito líquido de enxerto permanece aderido (umidade aderente). O feno ainda precisa escorrer. Isso levará algum tempo. Não posso esperar por isso. Então eu arrumei dois barris de gotejamento para isso. Dois, para ter algum volume. Nisto, coloco o feno enxertado para escorrer. Estes são os meus 'barris de gotejamento'(os dois barris menores da foto). Algumas barras e uma esteira de vime ou bambu no fundo dos barris de gotejamento garantem que o feno possa escorrer. O lixiviado é armazenado sob a esteira. Uso isso novamente para complementar o líquido de enxerto no início do processo. É assim que o círculo é completo."


Guardar

"A fim de obter alguma continuidade do processo, configurei três barris de armazenamento com uma esteira de bambu na parte inferior. Nisto, mantenho o feno enxertado e esvaziado temporariamente. Temporário, porque isso não é final. Ainda não existe qualquer chorume disponível. No tempo quente, aqui ocorre o primeiro aquecimento. Em clima frio com geada noturna, o aquecimento é apenas moderado, ou até ausente. O aquecimento real precisa de mais massa. A boa compostagem requer massa.

Quando tudo está enxertado e derrubado, coletei cerca de 1000 litros de material para compostagem. Porque aqui acabámos com a preparação.

A compostagem real ainda está por seguir. Mas a boa preparação é metade do trabalho, senão o trabalho inteiro, porque as bactérias fazem o resto. Para a compostagem 'real', comprei alguns sacos grandes (big bags). Posso fechá-los bem, embalá-los contra o clima, contra muito calor, também contra o frio e especialmente contra o vento. E... (e isso não é sem importância) um big bag deixa um pouco de ar e humidade. Mas não muito."


Em média, temos composto após três ou quatro meses. Nem sempre, porque às vezes leva mais tempo, dependendo do clima. E o clima é imprevisível. No inverno, também pode congelar aqui. E então se torna uma questão de espera. Portanto, a melhor solução que encontramos por enquanto é um big bag bem embalado. Tem volume suficiente para um metro cúbico de feno enxertado. E se é grosso, é embalado em plástico agrícola, então é suficiente, por enquanto, para fazer o aquecimento acontecer.


No You Tube- Hestel Tellus. Compostagem em três minutos:



*

Stella.


Google traduzido do Inglês e corrigido, na medida do meu conhecimento passa.


1 opmerking:

Gradisca zei

Parabéns pelo blog, é muito interessante!