.

.

zaterdag 29 maart 2014

Uma horta no Alentejo - Parte 1.


Março 2011 ... Quase todos os dias o pastor vem com suas ovelhas. Eles também pastam no vale ao lado de nossa casa.


Há uma abundância de grama e há todos os tipos de ervas aromáticas. E quando você coloca uma pá no chão, você se deparar com solo argiloso muito molhado, o que sugere a fertilidade.


Abril 2011 ... Nós já viveu aqui durante um ano, principalmente sido ocupado organizando todas as coisas que precisam ser organizados em queridos primeiro ano em um novo país. Só que agora nós aproveitamos o tempo para olhar ao redor.


Nós agimos como turistas, como estávamos acostumados a de anos anteriores. Uma viagem para a praia, uma caminhada na área. Foi uma bela primavera e um verão bonito.


O dona da casa disse-nos que os ocupantes anteriores tinha cultivados batatas e legumes no vale, ao norte para a casa. Ela mostrou-nos alguns pontos com grama viçosa. Ela também encontrou alguns restos de árvores de fruto, morto infelizmente. Parecia haver um ponto de água com uma torneira ligada ao sistema de bombeamento da casa. E havia um emaranhado de tubos, uma vez que foram feitos para espalhar água por todo o vale. A maior parte dele parecia estar quebrado. Não-útil aparentemente. Se quiséssemos fazer o que quer coisa neste vale, isso nós tivemos que limpar primeiro.


A proprietária desejado os dois pinheiros para ser removido. "Eles não eram autênticos e não pertencem no Alentejo", disse ela.

E então havia neste deserto ...



Este arbusto com suas belas flores cresce em rochas e sob pedras. Quando floresce nos meses de Janeiro e Fevereiro se vê as montanhas amarelo. Parece inocente. Mas não fique perto dele porque ele é muito bem armado. Ela adere mesmo através de suas luvas. Se você quiser se livrar dele, é preciso cortá-lo, raiz e ramos e queimá-lo. Porque mesmo no composto não perderá suas picadas. Parece que ele quebra as rochas. Este deve ser o seu único objetivo, ainda muito útil ... para fazer solo.

Portanto, agora sabemos, se você ver isso, então isso significa que há pouco solo na encosta de ser encontrado. Isso também significa que não faz muito sentido para começar uma horta em tal lugar. Mas isso foi depois que tirou esses arbustos. Assim, aprende-se ao fazer.


E depois há os muitos tipos de ervas lenhosas, incluindo a bela Flor de Esteva, o que há de mais belo na primavera. (Usamos essa flor como nossa foto do perfil.)


Aqui se vê a Flor de Esteva mais como uma praga. É mais cresce todos encostas rochosas e não traz nenhum benefício aparente. No entanto, é de enraizamento superficial e, portanto, faz com que a camada superior de solo solto. Morre após cerca de cinco anos. Se você retirá-lo, então ele não facilmente voltar a crescer e deixa para trás uma camada superior editável. Mas já se espalhou consideravelmente.


Novembro 2011 ... Eu não podia resistir à tentação. Queria saber se o solo era tão bom como parecia e picado uma parte da encosta em pousio, como um terraço, para semear favas. Aqui todos semeia favas no inverno. Às vezes, na segunda quinzena de Novembro. Mas em qualquer caso antes do Natal.


Enquanto isso, tinha chovido algumas vezes. E isso é exatamente o que todos estavam esperando. Porque só assim é viável para ir cortar o chão. No verão, o solo está muito seco, muito difícil e incontrolável. É, sobretudo, impossível de passar por isso com uma enxada. Afim de trabalhar o solo deve ser úmido. Se for solto, uma vez , ele permanece assim, mesmo no verão. Ela permanece sempre do jeito que você deixá-lo para trás. Pelo menos por um ano.

As pessoas nos disseram: "A camada superior seca, mas por baixo continua a ser bastante úmido. Pelo menos quando chove de vez em quando. Se não, então você precisa de água."

Com isso eles queriam dizer um monte de água. Mas a princípio não sabíamos. E nós não sabemos como o país vai se comportar como se não completamente coberto de ervas daninhas e gramíneas. Mais tarde, descobrimos que o úmido foi mantido sob as plantas, para as plantas feito um melhor ambiente com a existência própria sombra.

E não onde sorte. Nós onde caminhando para um verão quente e seco.

Às vezes, é bom que você não pode olhar para o futuro. E você não precisa sempre saber de tudo. Então, muitas vezes, você não faria nada. Deve-se ter a oportunidade de cometer erros e aprender com ele. Aqui nós aprendemos alguma sobre o solo e que este solo faz e precisa nestas circunstâncias. Mas, por enquantoeu ainda estava feliz trabalhando. Eu encontrei-me...


Este terra cor marrom e ocre me inspirou. Este era para ser um belo jardim. Este projeto não iria me deixar. À noite eu sonhei sobre como fazer este jardim. Talvez porque eu compartilhar uma peculiaridade com alguns outros. Eu sempre fazer alguma coisa. Então eu fiz as coisas mais diversas (coisas que não têm nada a ver com isso). Enquanto eles estavam ao meu alcance e onde útil, então eu fiz.

Eu comecei em um ponto ao lado da casa. Com um pouco de sol pela manhã e à sombra da casa e as árvores na primeira parte da tarde. Eu cortei a grama solta e deslize-o para baixo, onde a borda do terraço tinha que começar. Lá eu empilhados o gramado juntos, por isso tornou-se um caminho, com os outros terraços eu seguia a situação, tal como ocorreu. Por sua vez, eu cavei-se uma enorme quantidade de pedras. Podiam ser aplicado como um suporte para escadas e fronteiras.

 

Mais tarde eu aprendi a construir com pedras grandes, adaptando-os juntos e empilhá-los ao longo de uma ladeira íngreme. Isso teve um efeito bom, e serviu como um suporte para o caminho que corria acima. Assim eu poderia alargar caminhos através preencher as lacunas por trás dessa parede com muitas pedras pequenas e terra.




O que me impressionou foi que havia muito poucos vermes que podem ser encontrados no chão. Principalmente nenhum.

Eu também encontrei partes desiguais de solo. Sob as árvores um monte de palha e pedras. Sob a grama muita umidade e barro escorregadio. Mas no geral, parecia ir muito bem. E ao longo do caminho eu me tornei mais entusiasmado. O solo era macio e feito uma impressão fértil. Uma luz argila do solo argiloso? Franco-argilo siltosa ou areia? Quem sabe? Esta seria uma aventura.
Muito mais tarde nós aprendemos que esta terra é o resultado do corte da ardósia abaixo. Também revelou que, durante chuvas fortes, um lote de terreno vem ao longo da encosta acima.

Aqui está um exemplo de um canteiro com algum mulch e lotes de pequenas pedras. Mais tarde eu adicionei um pouco de composto. Mas naquela época não tínhamos muito composto. Então, eu não poderia fazer cada canteiro assim.


Por enquanto este inverno trouxe chuva. Ele veio com grandes chuvas ao mesmo tempo. Assim, aprendi a ter em conta o curso de água. Parecia que havia valas, a fim de drenar a água. Quando o solo estava molhado, já não estava a ser tratada. Assim como o verdadeiro barro holandesa, que sabíamos de anos anteriores. Então eu cavei valas.

O canteiro o mais baixo ficou encharcada por pelo menos seis semanas. Eu plantei favas nele e esperava pelo melhor. Levaram há tempo para germinar. Talvez por causa do frio, pois não havia falta de umidade. E levou muito tempo para ter alguns grãos nas plantas pequenas. Mas eles onde boa.


Havia um pequeno figueira eu encontrei antes. Em um local onde uma grande quantidade de água acabou, depois de um banho de chuva. Portanto, este foi, provavelmente, uma boa jogada pelos ocupantes anteriores. Portanto, ele poderia ter sobrevivido.


Dezembro 2011 ... O vale está localizado no lado norte da casa e é composto por duas vertentes. Uma oriental, no lado direito e um ocidental à esquerda. Com no meio de um rego, onde toda a água vai para o lago abaixo. A encosta oriental está dividida em duas pequenas colinas. Um perto da casa e mais um norte.


Eu limpei a encosta oriental, a queda no meio e na primeira parte da encosta ocidental perto da casa Com uma pequena ajuda do meu grande amigo :).

O afloramento foi principalmente bastante espessa. Mas não em todos os lugares. Mais próxima à casa que tem mais chão. O mais distante colina foi dececionante. Aqui, a camada de solo parecia ser fina ou ausente. Descobrimos isso quando os arbustos onde tirou, a maior parte da Flor de Esteva e todos os arbustos espinhosos (que com as flores amarelas). Portanto, você tem isso de novo: O que os arbustos espinhosos, é principalmente rochosa.

As árvores (as azinheiras e sobreiros) tinham sofrido com a vegetação rasteira e alguns onde morrer. O que eu deixei onde as plantas aromáticas, principalmente o que me faz lembrar fortemente da Lavanda, mas aqui as pessoas chamam de 'Rosmonus' (e agora eu não sei se eu escrevo bem) e tem cheiro de alecrim. Depois de alguma pesquisa que acaba por ser uma espécie de lavanda. É o Lavandula stoechas. Este pode ser podadas, após o que representa novos ramos frescos e ainda mais flores, na primavera.


E que havia uma longa encosta com uma cama de gramíneas no meio, onde toda a água foi. Eu cavei as valas existentes lá. Fez um caminho através dele, com algo que tinha de servir como bueiros. E

Hendrik estava animado no chão e realmente queria peneirá-la para fora, para livrar-se da grande pedras 'de uma vez por todas'.




Janeiro 2012 ... Parecia que este era para ser a melhor parte do nosso novo jardim. E a gente começou a se perguntar por que não sabíamos antes. E talvez ele também poderia ter sido, se tivéssemos apenas composto suficiente naquele momento...



O inverno trouxe mais geada do que esperávamos. E a maioria das sementes não germinaram. Mas as favas onde um sucesso. É um cultivo fácil. Eles não pedem um monte de comida e eles podem suportar geada. Por isso, talvez, aqui a maioria das pessoas cresce favas. Tudo que você tem a fazer é certificar-se você agir cedo. Porque quando o clima é quente o piolho assumir o feijão, com certeza.




Esta é a inclinação oriental, que está localizado mais afastado da casa. Com a sua camada fina, terra aparentemente árida ... onde inesperado, cresceu bem mais tarde ... 'Choy' em maio.


Esta alface eu tinha plantado Março cresceu em uma cabeça de alface compacto, um duende. Este canteiro não sobreviveu ao verão. E não porque não recebi qualquer água.



Mas com um pouco mulch, alguns do composto e alguma sombra durante a primeira parte do dia, a alface está fazendo muito melhor, em Junho. A pequena planta melão na frente não sobreviveu ao sol quente, que estava brilhando logo acima da terra mais tarde.

E ... você pode ver os grãos em postes, nessa foto? Que, no sol ardente? Eles também secou. E não porque não tinha água, também.


Depois do meu sucesso com as favas, no meu primeiro terraço, plantei feijão em postes em algum composto extra. Esta é a parte do jardim, que mais tarde apareceu a ser deitado ao sol quase todo o dia. Também é a parte que tem de suportar a maior parte do vento. Aqui o vento sopra principalmente do noroeste. E o rio e a inclinação garantir que o vento está reforçada. Feijão não pode tolerar vento, muito menos um monte de vento. No começo eu tentei cobri-los com um pano da máscara. Mas isso simplesmente entrou em erupção e danificou as plantas.
Um terras mais baixo você ver alguns grãos mato. Estes foram submetidos ao mesmo destino. Então, não feijão este ano.


Isto é o que é chamado aqui a ervilha Cicero, em homenagem a família Cicero (cicer é ervilha) e também confunde o grão de bico, que é uma ervilha totalmente diferente. Ela cresce em toda parte. É também conhecido como a ervilha dos braços. É uma ervilha branca, um pouco plana, com uma pele firme e tem um gosto perto.

Encontramos este ervilha no comércio forragem local. Ele é vendido aqui ainda, mas não é muito popular. Fiquei curioso, porque eu não sabia. E plantou na parte pobre do jardim, na encosta oriental, o mais distante da casa. Tinha flores brancas e algumas vagens de ervilha. Como ervilhas de neve eles eram muito difíceis. Eles são os feijões secos, você deve mergulhe primeiro.

Então nós tivemos alguns brócolos. Parecia algo como isto. Aqui, as pessoas comem tudo dessa planta. Não só a flor, mas também as folhas e a medula do caule. As pessoas não são tão exigente. E o gosto é bom.


Claro que culpar o calor e do sol. No entanto, quando a humidade suficiente no solo podem armadilha, o uso de um pano da máscara é o suficiente. Mas esse solo não retém água. Assumimos que o teor de matéria orgânica é muito baixa. As muitas pedras no chão não parece importante. Nós sempre se deparar com um monte de pedras. Também em solo rico em húmus e composto no que fazemos. Isto não tem efeito sobre o crescimento de nossas plantas.

Aqui algumas beringelas e tomates atrás de um pano e alguns vasos com alface beneficiando da mesma sombra.


Em Abril e maio eu plantei algumas melão na encosta oeste, nas partes que eu não limpo. Apenas entre a vegetação existente, debaixo de algumas árvores. Eu cavei buracos no chão e colocar composto lá. Duas a três baldes e duas plantas por cova. Foi um grande sucesso. Cada planta produziu 3-5 melões. Alguns muito grande, uma pequena (na fotografia a dimensão média). Eles onde muito bom, muito doce. Quando os coelhos os descobriu em Agosto, eles gostaram-los também. Eu tinha que pegá-los mais cedo para economizar um pouco. Então, quando você faz isso ... fazê-lo dentro de uma vedação à prova de coelho.


Março 2012 ... Hendrik murado bordas do terraço onde nós pensamos que o melhor solo pode ser encontrado. Anteriormente, ele havia peneirada do solo. Assim, as grandes pedras que perdemos. Para que pudéssemos regular melhor a gestão da terra.
Aqui podemos aplicar a nossa (ainda muito pouco) composto e controlar os processos de crescimento melhor. Leve o solo e o composto para fora, se necessário, para fazer uma outra mistura. E reciclar solos, se necessário. Para iniciar as coisas que plantamos beterraba e cenoura. Do que eu fiz as outras canteiros de plantio pronto com pedras naturais. Precisávamos de proteger algumas canteiros com gaze, porque o nosso gato gostava também este solo macio, para usar como sua casa de banho privada.

Na primeira Hendrik planeava fazer mais canteiros com uma parede de tijolos neste lugar, mas primeiro queria ver se isso funcionou da maneira que gostaríamos. Mas não onde muito feliz com os resultados.
Mais tarde, soubemos que isso é porque o solo e compostagem não são 'tinham se acostumado ao outro'. Aqui estão duas culturas era necessário, certamente.
Além disso, esta inclinação situa-se na extensão do rio. Os ventos frios será reforçada a partir do norte. É aqui perceptível no inverno frio e no verão visivelmente mais seco.





Abril 2012...


Maio 2012 ...


Junho 2012 ...

Julho 2012 ... Melão na frente, alguns couve de Bruxelas e terra seca no fundo.


Outubro 2012 ...

Novembro 2012 ... Hora de limpar algumas coisas.


Este verão eu experimentei o que as formigas podem fazer para você, quando você se incomoda, se entravar. Em torno desse canteiro com as paredes de pedra agradáveis, fiz canteiros de plantio com pedra natural. Nestas pedras colónias de formigas aninhado em grande número. Eles caminharam ao longo de uma larga estrada 20 centímetros sobre a canteiro murada, indo para a comida que eles gostam e também para um outro local de nidificação. Eles gostaram as cenouras a mais. Pelo contrário, o piolho nas cenouras, na verdade. E eles não gostam de mim.
No verão você anda de sandálias sem meias. Eu usava minhas botas para ser capaz regar as plantas. E mesmo assim eles lutaram para entrar em minhas botas. E eles apunhalá-lo, com certeza. Talvez eu estava mais triste para mim, em seguida, para as cenouras. Então agora eu decidiu se livrar das pedras natural e trazê-los para um lugar mais seguro, onde eles são úteis. E as formigas pegou lá ovos e se foi.


Algumas batatas no canteiro de paredes e muita chuva repentinamente. Agradável, macio e longo.


Março 2013 ... Chuva.


Abril 2013 ... Chuva.


A encosta oriental, o mais próximo da casa.


A encosta oriental, o mais distante da casa:


O barranco no meio do vale. O resultado da chuva. A canteiro murada pode ser visto dificilmente, arredondado com vegetação natural.


A inclinação ocidental, perto da casa.


A natureza tem uma forte vontade própria.


Eu poderia fazer muita coisa com uma enxada em poucos meses. Mas o que a chuva pode fazer em algumas semanas eu não posso. Se não tivesse chovido assim, este jardim teria ficado nua. Eu sei disso porque ele fez na primavera passada. As fotos são a minha prova.  E quando este jardim teria sido descoberto na Primavera deste ano também, eu ainda teria pensado que eu era "o conquistador" deste horta. Eu teria continuado este projeto.
Todas as sementes dessas plantas, estas flores, gramíneas e ervas, eles estavam no chão, ter esperado. À espera de chuva.
Talvez essas sementes onde meu salvador. Estou certo de que a natureza sabe o que é melhor. Por enquanto, como o chão é coberto com plantas, haverá úmido por baixo, para proteger o que está crescendo nele. Então eu decidi seguir este plano inteligente e semeou algumas alho-porro entre as gramíneas, que plantadas em vasos mais tarde. E um pouco de alho, repolho e brócolos. Eles ficaram pequenos, mas onde boa.


E no verão eu semeou Acelga, de uma cor verde clara, entre as gramíneas. Eles são uma espécie de folha de beterraba e gosto muito. Quando eu cortá-los para uma refeição, ele começa a crescer novamente, verão e inverno. E assim foi por muitos meses agora.



O vale que nós devolvidos à natureza. Só temos honrado o murado canteiro do Hendrik. Ele nos trouxe batatas, feijões de arbusto, cenoura e beterraba. E agora como é inverno novamente, podemos usá-lo para as fáceis indo favas. Nós não alterou o solo muito. Deu-lhe algum composto ... Sempre bom.



Fevereiro 2014 ... Um segundo inverno e na primavera, com muita chuva. Muito incomum e nunca ouviu falar.


Onde formigas gostam de fazer o seu trabalho em circunstâncias secas, lesmas amam este tempo chuvoso. Estas lesmas, agora podemos vê-los às dúzias. Onde eles se vêm? De debaixo de uma pedra, de debaixo da terra? Diga-me. Aqui, nós nunca os viu antes, exceto na forma seca, colado a uma parede ou uma árvore.



É assim que eles fazem novas lesmas.


E isso é o que eles fizeram aos nossos favas e legumes.



Nós só temos uma defesa. Nós coletá-los e trazê-los em outro lugar. Espaço suficiente. E será que isso ajuda? Sim ".



Junho 2016:

O que feito realmente?

Peguei um pedaço de terra e começou a cavar e nivelamento ... nada de novo ... a coisa mais natural a fazer. E, no entanto I foram esquecendo de algo. Algo fundamental e crucial. Eu não pensei sobre fertilizar o jardim. E, de facto, isso realmente não era a coisa que eu esqueci... Na verdade, não se deve iniciar um jardim, antes de ter acesso a uma fonte de composto activo. E sobre isso eu não acho que, como um estragada-urbano-residente-holandês.
Anteriormente, quando tivemos a nossa fazenda de cabra e fez um jardim, tivemos o nosso rebanho de cabras que fornecem esterco suficiente. Ouvimos que você precisa estrume velho para fertilizar o solo, então aqui nós começamos nosso primeiro compostagem. Foi mais um ato de lógica, que nasce de grande conhecimento. Mas afinal era apenas a coisa certa a fazer. Por isso, tivemos um grande jardim. Peguei um pedaço de terra e começou a cavar e nivelamento ... Só isso.
Mesmo assim, quando fomos para viver na cidade, tivemos a nossa empresa de compostagem, de onde poderíamos obter o nosso composto. Bem, que tipo de jardim que era realmente? No jardim em nossa casa apenas flores cresceu, e no terreno da empresa, há sempre foi o efeito estufa, que temos utilizado para o cultivo e a julgamento nosso composto. Tudo veio tão naturalmente... nós não dar-lhe um pensamento.
Só agora, aqui no Alentejo, encontramo-nos confrontados com o solo. Com a pergunta... o que é solo?

Minha primeira conclusão foi de que este solo não era bom. Eu mal podia encontrar um verme, e as formigas estavam jogando pequeno guerreiro. Mas, na verdade minha visão foi reduzida. Agora, ao longo dos anos, como eu descobri que o solo é, só posso chegar a uma conclusão. A maioria dos solos é bom. Não me atrevo a dizer que todo o solo é bom, por isso eu digo 'a maioria'. Dr Elaine Ingham não tem dúvidas, ela diz que todos os solos são bons...
Às vezes falamos com as pessoas que estão envolvidas neste solo e estudaram-lo. E assim, eu estava certo de que o solo é mineral, em essência. Este solo de Alentejo é feito de ardósia degradada. Podemos activar facilmente este solo, torná-lo fecundo, com o nosso composto de grama. A vida activa do solo garante que os minerais são libertados do solo, para que possam ser absorvidos pelas plantas. (Este é um processo natural muito bonito, que eu nunca consegui explicar corretamente em poucas frases.) Tudo funciona com tudo em conjunto, as plantas, o solo, o ar, a água, a matéria orgânica e os micróbios ou o solo vivem.

Assim, inicialmente, é isso que nós tivemos que fazer: Devemos ter misturado o solo com composto. Agora, como temos vindo a peneirar o solo (para tirar as muitas pedras) e foram misturá-lo com nosso composto (aproximadamente na proporção de 80% do solo e 20% composto), agora as nossas culturas são muito bons. Vimos isso acontecer: Este assim chamado 'não é bom' solo provou ser fértil.

Agora, em retrospecto, foi uma conclusão fácil. E, inicialmente, já estávamos no caminho certo, fazendo o composto da grama. Só assim... as duas coisas 'jardim e composto', nós vinculadas na ordem errada. Agora é claro: Primeiro o composto, e do jardim como um segundo. E não o contrário :)



*

Stella.


Google traduzido do Inglês e corrigido, na medida do meu conhecimento passa.



Geen opmerkingen: